Bicicletário no Largo da Batata, antes tarde do que mais tarde
O bicicletário vem para cravar mais um ponto dessa cidade construído a várias mãos, em benefício das pessoas que usam bicicleta. Faça parte da mudança! A cidade PRECISA de você
Era pra ser final de março, depois final abril e por último maio. Mas só agora, em agosto, que o bicicletário Municipal do Largo da Batata finalmente será inaugurado e aberto para toda a população (lembrando que a ciclovia da Faria Lima demorou 20 anos para começar a sair do papel – e ainda não foi concluída. Estamos no lucro).
Apesar dos atrasos a estrutura é bastante comemorada por ciclistas e frequentadores da área já que, além do estacionamento gratuito para bicicletas, o espaço terá ainda mobiliário urbano, bebedouros, conexão Wi-Fi, oficina mecânica e uma floricultura. Para utilizar o estacionamento será necessário fazer um cadastro simples, com nome e documento.
O bicicletário terá cerca de 100 vagas disponíveis, segurança e funcionamento 24 horas por dia, conquista muito importante alcançada graças a um abaixo-assinado virtual, mobilizado pela CicloLiga, que juntou quase 23 mil assinaturas reinvidicando um estacionamento para bicicletas na área. Fato que demonstra a importância da sociedade civil nos processos de participação e construção de uma cidade democrática.
O bicicletário vem para cravar mais um ponto dessa cidade construído à várias mãos, em benefício das pessoas que usam bicicleta. Particularmente comemoro muito a conquista, recentemente tive uma roda dianteira furtada ao estacionar minha bicicleta em um poste perto da estação Faria Lima de metrô.
Inauguração!
Nos dias 02 e 03 de agosto, sábado e domingo, estão previstas diversas ações no evento #BikenaBatata para comemorar a abertura do bicicletário, as atividades vão desde aulas para ensinar a pedalar, oficina mecânica Mão na Roda, até shows, DJ’s e jogos de Bike Polo.
Eu estarei lá nos dois dias. Vamos?! Acompanhe toda programação e PARTICIPE!
Ocupação do Espaço Público
Bastante famoso pela grande ocupação de nordestinos, o Largo da Batata é um lugar super estratégico para a cidade! Além de ficar ao lado da Avenida Faria Lima e da ciclovia, está envolto de uma grande área comercial, pontos de cultura, transporte público e estações de trem/metrô – mas vem sofrendo bastante com o processo de urbanização-higienista e gentrificação (movimento de expulsão de antigos moradores, normalmente os mais pobres) de Pinheiros.
Foi abandonado e descaracterizado, virou símbolo do esvaziamento e da inversão de valores dessa cidade, com espaços públicos inóspitos, perigosos e desconfortáveis.
Mas, há alguns meses, o local vem mudando de cara e ganhando um novo talento: da resistência popular!
Thiago Coelho / A Batata precisa de vocêMovimento “A Batata precisa de você” ocupa o no Largo
Voltou a ser ponto importante para grandes manifestações, recebeu blocos de carnaval, quermesses públicas, feirinha, shows e, mais recentemente, é palco do movimento “A Batata Precisa de Você” – um coletivo da sociedade civil que se encontra semanalmente todas as sextas-feiras, a partir das 19h, com atividades para ressignificar o Largo e torná-lo (de novo) um ambiente agradável para antigos e novos frequentadores.
*Sobre ocupação de espaços públicos em São Paulo indico a leitura do ótimo Trabalho de Conclusão de Curso – FAU/USP – da (agora) arquiteta Carol La Terza.
Faça parte da mudança! A cidade PRECISA de você 🙂