Fred Mariano e Isabella Lacerda são campeões brasileiros de XCO
O mais importante campeonato do mountainbike nacional foi disputado no último final de semana, em Cotia-SP.
O mais importante campeonato do mountainbike nacional foi disputado no último final de semana, em Cotia-SP. Com disputas emocionantes, Fred Mariano e Isabella Lacerda se garantiram como os melhores pilotos da categoria cross-country no país.
Organizado pelo Sampa Bikers, o Campeonato Brasileiro de XCO 2014 foi disputado na pista do CEMUCAM, uma das mais famosas do Brasil e contou com a participação de 420 atletas. A competição distribuiu pontos importantes para o ranking internacional da UCI.
Da queda ao título
Na disputa mais aguardada do domingo (20), os ciclistas da equipe Caloi Elite Team dominaram a categoria elite masculina. Campeão com tempo de 1h29min09seg, Frederico Mariano precisou fazer uma corrida de recuperação para chegar ao título.
O atleta de 23 anos sofreu uma queda logo no início da prova, mas conseguiu chegar à liderança até o final das sete voltas no circuito de 4,5km do CEMUCAM. Atual campeão e então favorito Henrique Avancini sofreu com um furo no pneu e teve a corrida prejudicada. O atleta acabou terminando a prova na segunda colocação, dando a dobradinha à Caloi.
“Fiz aniversário na última sexta então pra mim foi um presentão de aniversário, estou muito feliz. Venho lutando há vários anos para estar entre os melhores e agora consegui esse título que veio para confirmar todo esse trabalho”, comemorou Fred Mariano.
O experiente Ricardo Pscheidt completou o pódio do dia com tempo de 1h29min41seg.
Isabella soberana
Entre as mulheres, a atleta Isabella Lacerda, da LM Shimano, dominou a prova de ponta a ponta. Com um arranque nas voltas iniciais, a piloto abriu distância das adversárias na primeira metade da corrida. Após algumas voltas, Raiza Goulão, da Soul Rides, encostou e ameaçou a líder.
A chegada foi emocionante. Raiza pressionou no sprint final, mas Isabella acabou segurando a vantagem e ficando com o título nacional. Campeã em 2013, Erika Gramscelli (BMC) ficou com a terceira colocação.
“Entrei na competição para fazer força. O meu objetivo era apenas a vitória. Eu não pensava em mais nada. Se fosse apenas para estar entre as primeiras colocadas eu ficaria bastante chateada porque fiz uma preparação de meses, muito intensa e sofrida. Estava bem preparada e mesmo que chegasse desmaiada não desistiria dessa vitória. A vitória no brasileiro me deu pontos preciosos no ranking mundial que vai me ajudar na briga pela vaga olímpica que é o meu grande sonho”, disse Isabella.
Classificação
Elite masculino
1) Frederico Mariano (Caloi Elite Team), 1h29min09s;
2) Henrique Avancini (Caloi Elite Team), 1h29min30s;
3) Ricardo Pscheidt (Trek), 1h29min41s;
4) Sherman Trezza de Paiva (Caloi Elite Team), 1h29min41s;
5) Rubens Donizete (Merida/TPM/Jacareí), 1h30min27s.
Elite feminino
1) Isabella Lacerda (LM Shimano), 1h29min55s;
2) Raiza Goulão (Soul Riders), 1h29min55s;
3) Erika Gramiscelli (BMC), 1h30min00s;
4) Roberta Stopa (Avulso), 1h34min21s;
5) Fernanda Leticia (Avulso), 1h34min59s.