Nova rota cicloturística une municípios de Sto. André, São Bernardo e Mogi das Cruzes
No próximo sábado, dia 21 de junho, será inaugurada em São Paulo a rota cicloturística Caminhos do Sal. Uma parceria entre as prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André e Mogi das Cruzes.
No próximo sábado, dia 21 de junho, será inaugurada em São Paulo a rota cicloturística Caminhos do Sal. O trajeto de 53,5 quilômetros é uma parceria entre as prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André e Mogi das Cruzes e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.
No dia 21 haverá um evento de inauguração e o primeiro passeio, porém não há mais vagas. Nos dias posteriores o acesso será livre e gratuito, não sendo necessário fazer inscrições anteriormente.

No total, o trajeto percorre 53,5 quilômetros na Grande São Paulo / © Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Confira o mapa da rota cicloturística
A rota foi uma das primeiras trilhas no planalto paulista no início da invasão do território pelos portugueses. O percurso, conhecido como Zanzalá, foi aberto em 1640 para transporte de sal, produto estratégico para sobrevivência dos povoamentos na época. Mais tarde, tropeiros passaram a utilizar o caminho para desviar dos impostos cobrados pelo comércio de pedras preciosas. Em 1722, o rei de Portugal ordenou o bloqueio do Caminho do Zanzalá, fato que contribuiu para que o trajeto fosse esquecido.