Aventuras: Segurança em primeiro lugar!
Já dizia minha vó: Prevenir é melhor que remediar! Esta lembrança é sempre útil e importante em qualquer aventura que vamos fazer, seja ao subir uma montanha, descer uma ladeira...
Já dizia minha vó: Prevenir é melhor que remediar! Esta lembrança é sempre útil e importante em qualquer aventura que vamos fazer, seja ao subir uma montanha, descer uma ladeira, encarar uma longa estrada ou mesmo pedalar nas ruas das cidades.
Quero compartilhar aqui dois vídeos com quem ainda não teve a oportunidade de assistir. O primeiro circulou no facebook por esses tempos, mostra falta de cuidados e falhas nos procedimentos de segurança durante uma atividade vertical. O segundo é a recente reportagem sobre o grupo resgatado na Trilha da Cachoeira da Fumaça na região de Paranapiacaba em Santo André (SP). Erros, falhas, falta de planejamento, imprudência, entre outros, também ficam claros neste caso.
As duas atividades acima não envolvem bike, porém o racicínio pode e deve ser o mesmo em relação ao planejamento da aventura, procedimentos de segurança, equipamentos de proteção e tudo mais que possa ser feito para minimizar os riscos.

Quase sempre estamos expostos a fatores alheios à nossa vontade, ou então, encaramos riscos que escolhemos correr. Em qualquer uma das situações, é muito importante não deixar a segurança de lado. O que proponho aqui é uma reflexão individual sobre as atividades que realizamos, e quanto realmente estamos fazendo a nossa parte na questão da segurança, prevenção e cuidados para que tudo termine bem. Conhecimentos específicos, equipamentos adequados e perícia em cada tipo de aventura, são recomendados. Podem salvar nossa vida, ou evitar problemas graves.
Leia mais: Dicas para uma pedalada segura nas ruas.