Atrasado, bicicletário do Largo da Batata deve ser inaugurado em maio
Até o fim de maio, o bicicletário do Largo da Batata, em Pinheiros, zona Oeste da cidade, deve será inaugurado.
Até o fim de maio, o bicicletário do Largo da Batata, em Pinheiros, zona Oeste da cidade, deve será inaugurado. A informação é da SPUrbanismo, empresa pública ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SMDU). Embora a construção do local onde irá funcionar já esteja concluída, ainda será definido o modelo de operação e quem ficará responsável pela manutenção e instalação do mobiliário interno. A promessa de entrega era para o final de março.

O local foi pensado e desenvolvido após pressão popular de ciclistas por um local para estacionar bicicletas ao lado da estação Faria Lima do metrô. O bicicletário terá cerca de 100 vagas disponíveis, bancos, bebedouros, além de um espaço para manutenção de bicicletas equipado com ferramentas. O funcionamento será 24 horas.
Dois modelos de funcionamento estão em análise: um com o funcionário prendendo as bicicletas e outro com o próprio ciclista fazendo isso. Para utilização do local será necessário fazer um cadastro simples, com nome e documento. Junto ao bicicletário irá funcionar uma floricultura, que teve a licitação finalizada na última semana, porém não houve interessados. Um novo edital será lançado nos próximos dias. A prefeitura prometeu ainda conexão Wi-Fi no Largo da Batata e mobiliário urbano para que a praça possa ser melhor usufruída pelos cidadãos.
O banco Itaú encaminhou à Subprefeitura de Pinheiros uma proposta de Termo de Cooperação para a operação e gestão da estrutura, que precisa ser aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão que regula a publicidade na cidade.