Ruas do Rio de Janeiro ganham “ares de passado” com passeio ciclístico
No último dia 16 de fevereiro, as ruas do Rio de Janeiro ganharam um toque especial do passado. Foi a quinta edição do Tweed Ride Rio, passeio ciclístico inspirado na moda do início do século XX.
No último dia 16 de fevereiro, as ruas do Rio de Janeiro ganharam um toque especial do passado. Foi a quinta edição do Tweed Ride Rio, passeio ciclístico inspirado na moda do início do século XX que reúne pessoas vestidas a caráter e com bicicletas “vintage”. O passeio saiu do Parque Guinle, em Laranjeiras, e seguiu com mais de 30 pessoas até a Praia Vermelha, na Urca, onde aconteceram shows e apresentações artísticas dos grupos Digga Digga Duo e Rio Hoppers.

Grupo de ciclistas se vestiu a caráter para o passeio / © Bruno Lisboa
“A gente tem feito uma edição por estação. Essa foi temática de verão e a próxima vai ser uma grande festa comemorativa ao outono-inverno, mas ainda não temos data”, disse Aline Souza, uma das organizadoras do encontro junto com Bruno Galliez (foto).
O passeio é público, aberto, gratuito e qualquer pessoa pode participar, desde que vestido tipicamente ou pedalando bicicletas antigas. “É muito legal ver a reação das pessoas quando a gente passa! Acho importante mandar uma mensagem de que a bike veio antes dos carros, que é possível usar a bicicleta com roupas normais de seu cotidiano, pois afinal, nossos antepassados já usavam também”, explicou Aline, que lembrou do apelo “Cycle Chic” intrínseco ao evento.

Além do vestuário, ciclistas também usaram bicicletas / © Bruno Lisboa
A primeira edição do Tweed Ride Rio aconteceu em maio de 2013 no Aterro do Flamengo; a segunda foi no Centro Histórico; a terceira em Paquetá; a quarta foi na Quinta da Boa Vista; e agora, na Praia Vermelha. “Quem quiser ajudar basta ficar ligado na página do Facebook para saber a data dos próximos encontros. Sempre precisamos de gente para fotografar e registrar o passeio”.
Veja aqui mais fotos de Bruno Lisboa
Início em Londres
O encontro dos apaixonados pelo estilo “vintage” começou em 2009, quando ciclistas de Londres (Inglaterra) resolveram tirar do armário trajes elegantes de época e saíram para pedalar vestidos de “tweed” (tecido feito com fios de lã), saias longas e casacos antigos.
Não demorou muito para a ideia cair no gosto de milhões de pessoas pelo mundo. Hoje o Tweed Ride acontece em diversas cidades, como Viena (Áustria), Sidney (Austrália), Moscou (Rússia), San Francisco e Boston (Estados Unidos), além das brasileiras São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Esta última foi responsável por realizar o primeiro Tweed Ride tupiniquim, em 2010.