40ª Volta ao Algarve reúne ciclistas de ponta em prova de cinco etapas
Maior e mais tradicional prova lusitana, a Volta ao Algarve chega à sua 40ª edição com a expectativa de produzir um campeão português, depois de sete anos de jejum.
Maior e mais tradicional prova lusitana, a Volta ao Algarve chega à sua 40ª edição com a expectativa de produzir um campeão português, depois de sete anos de jejum. A briga não será fácil, pois a prova reunirá 19 equipes, dentre elas oito do tour mundial, a primeira divisão do ciclismo: Belkin, Europcar, FDJ.fr, Katusha, Lampre-Merida, Movistar, Omega Pharma-QuickStep e Tinkoff-Saxo.

O ciclista britânico Mark Cavendish, especialista em fundo, em busca do seu primeiro título na prova, foi um dos últimos a confirmar participação. A ser realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a competição voltará a ser disputada em cinco etapas (foram quatro em 2013), sendo quatro em linha (total de 690 km) e uma contrarrelógio individual:
1ª Etapa: 19 de fevereiro – Faro / Albufeira – 160 km
2ª Etapa: 20 de fevereiro – Lagoa / Monchique – 196 km
3ª Etapa: 21 de fevereiro – Vila de Bispo / Sagres – 13,6 km (C/R Ind.)
4ª Etapa: 22 de fevereiro – Almodôvar / Alto do Malhão (Loulé) – 164,5 km
5ª Etapa: 23 de fevereiro – Tavira / Vilamoura – 155,8 km
O traçado é variado, contemplando trechos para sprinters puros, mas também com a emblemática chegada ao Alto do Malhão, um dos pontos mais altos do trajeto, e um contrarrelógio individual na terceira etapa.
Realizada desde 1960, com interrupção entre 1962 e 1976, a Volta ao Algarve é utilizada por ciclistas como prova de preparação para provas clássicas da primavera europeia, como o Tour de France e o Giro d’Itália. Localizada no Sul de Portugal, o Algarve é uma região turística, de clima ameno e economia forte.