A resposta de Hamburgo para as mudanças climáticas
O plano é construir uma rede livre de carros, com acesso exclusivo para pedestres, ciclistas e que parta do centro da cidade de Hamburgo, em direção aos subúrbios.
Cidade alemã planeja Rede Verde, um sistema que cobrirá 40% da área urbana
Um projeto ambiental nos moldes do idealizado para Copenhague, na Dinamarca, começa a tomar forma em Hamburgo, distrito ao norte da Alemanha. O plano é construir uma rede livre de carros, com acesso exclusivo para pedestres, ciclistas e que parta do centro da cidade em direção aos subúrbios.

Rede Verde deve cobrir 40% da área de Hamburgo, na Alemanha. / © Green Cover
Outras cidades do mundo já implantaram os chamados “Green Rings”, ou Anéis Verdes, mas o diferencial da cidade alemã está na ligação com a periferia: ” A Rede Verde ligará parques, áreas recreacionais, jardins e cemitérios através de caminhos por 40% da cidade. Em 15 ou 20 anos será possível explorar toda a cidade exclusivamente a pé ou de bike.” diz Angelika Fritsch, porta voz do Departamento de Planejamento Urbano e Ambiental, em entrevista ao caderno de Negócios e Sustentabilidade do tablóide inglês “The Guardian”, clique aqui e veja a reportagem completa.

Mapa da Rede Verde, projeto deve cobrir 40% da cidade. / © planetsave.com
Além de facilitar os deslocamentos urbanos, a iniciativa pretende aproximar a população do meio ambiente e aumentar a absorção do C02 produzido na cidade. Será possível caminhar, pedalar, praticar esportes aquáticos, curtir picnics e ainda observar a natureza e a vida animal, tudo isso dentro da cidade. Desta maneira imagina-se que o número de viagens realizadas em automóveis aos finais de semana também diminua, o que reduzirá ainda mais a emissão de poluentes.
Os alemães acreditam que existe um motivo mais importante do que resolver a questão da mobilidade urbana. Políticas públicas neste estilo são tomadas para combater as mudanças climáticas. Estudos comprovam que na região a temperatura já é, em média, 1,2 ºC maior do que 60 anos atrás.

Rede Verde deve cobrir 40% da área de Hamburgo, na Alemanha. Com acessos excllisivos para ciclistas e pedestres. / © weburbanist.com
Estes efeitos afetam também o nível das águas. Hamburgo tem saída para o Mar do Norte e neste mesmo período registrou 20 centímetros de alta: “Como uma cidade grande, Hamburgo está realmente em risco. Uma grande tempestade pode aumentar o nível em 110 centímetros até 2100.” afirma Insa Meinke, diretor do Instituto de Pesquisa Costeira e Climática do Norte da Alemanha. Em uma análise mais fria, Hamburgo precisa da Rede Verde para minimizar os efeitos das enchentes.

Porto de Hamburgo, cidade tem saída para o Mar do Norte. / © www.greenfudge.com
De acordo com Fritsch, as medidas foram pensadas para dar conforto aos moradores da cidade, especialmente crianças, que enfrentarão o aumento da temperatura em um futuro próximo: “É muito importante prover qualidade de vida para nossos residentes após 2050.”, afirma a porta voz. No final da reportagem, o tablóide inglês define o novo estilo de vida das cidades modernas; Caminhar, pedalar e observar a natureza exatamente aonde você vive. As mudanças climáticas estão gerando uma surpreendente mistura de soluções futurísticas e ao mesmo tempo de volta à natureza.

Rede Verde deve cobrir 40% da área de Hamburgo, na Alemanha. / © Martin Brooks