O rei e a rainha da montanha de 4X 2014
Novidade para mim, os campeonatos de four cross já estiveram no calendario da UCI. A modalidade consiste na descida de terrenos inclinados, onde quatro atletas largam juntos.
FOUR CROSS?
Novidade para mim, os campeonatos de four cross já estiveram no calendario da UCI. A modalidade consiste na descida de terrenos inclinados que geralmente nao ultrapassam 300/500 m de circuito, onde quatro atletas largam juntos para disputar o tempo mais rápido.
Neste ano fui convidada a participar de um evento desta modalidade ao lado dos maiores nomes do esporte nacional, tanto nas categorias de Downhill quanto de BMX, e também atletas que por muito tempo correram nas quase extintas provas de 4X.
Serão 150 pilotos masculinos e 27 femininos, que aos poucos são eliminados até as qualificatórias de domingo. A pista foi montada no Ski Mountain Park, em São Roque, interior paulista.
Veja imagens da construção da pista:
PREPARAÇÃO
Four Cross é uma modalidade específica, mas eu não tenho bike para isso então irei correr com a minha bike de Downhill, a GT Fury Worldcup, que está montada com peças muito boas e leves a princípio.
Eu quase fiquei sem bike, mas o meu marido e também piloto Yuri deu um jeito de me emprestar algumas peças, e com mais outras de amigos temos umas mistureba que deu vida a minha novíssima GT!
Se ela não desenvolver muita velocidade na pista, talvez corra com minha bike de Enduro/All Mountain GT Force, que com certeza é mais leve pelo seu próprio desenho e atribuições.
Com as fortes chuvas que caíram em São Paulo nos últimos dias também estou levando pneus MUD. Estes me roubam velocidade mas não atolam na pista, pois a percurso foi recém construído, o que não deixa a terra assentar.
TREINO
E claro que não existe treino tão perto de uma competição. Estar com o preparo físico em ordem é uma regra, quem não estiver vai sofrer muito pois a pista exige muito pedal e explosão.
Estou aproveitando esses dias para fortalecer os membros inferiores na academia para justamente trabalhar explosão e a fadiga muscular.
Treinar pulos também é essencial, pois acertar bem a recepção faz ganhar tempo. Quanto mais longe melhor, mas sem ir tão longe a ponto de perder o final (o que chamamos de cair na inclinação zero), pois isso significaria um tombo bem feio!!!
PROGRAMAÇÃO
Os treinos começam na sexta. Eu e minha amiga Pat Loureiro chegaremos cedo para pegar nossos numerais, e vamos dormir por lá.No Sábado acontecerão as tomadas de tempo, seguidas de um congresso técnico pela noite.
A prova principal se inicia domingo dia 19 às 9:30h e será exibida pela TV Globo ao vivo.
Nao deixe de assistir e de torcer por mim !!! Mesmo sendo o meu primeiro campeonato de 4X estou muito animada !!!