Emplacamento e licenciamento de bicicletas rejeitado por comissão da Câmara em São Paulo
A votação do Projeto já foi adiada diversas vezes, na expectativa de que o autor estabelecesse diálogo com os ciclistas, se sensibilizasse e retirasse o projeto.
A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal deu parecer contrário ao Projeto de Lei que pretendia estabelecer o emplacamento e licenciamento de bicicletas em São Paulo.
Em sessão que contou com a presença de vários ciclistas, que chegaram a fazer uso da palavra para elencar motivos para que o projeto não fosse levado adiante, todos os vereadores presentes na Comissão concordaram com o parecer do relator do projeto, o vereador Ricardo Young (PPS), que já havia se declarado contrário à sua aprovação.
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB) e, além de exigir emplacamento e licenciamento das bicicletas no município, também obriga o uso de óculos, luvas, capacete e “calçado de sola antiderrapante”.
A votação do Projeto já foi adiada diversas vezes, na expectativa de que o autor estabelecesse diálogo com os ciclistas, se sensibilizasse e retirasse o projeto. Entretanto, Adilson Amadeu se negou a conversar com a Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo) e a conceder entrevista para as equipes do Bike é Legal e do Vá de Bike (veja aqui).
O assunto já foi tema de uma Audiência Pública, na qual quase todos os cidadãos presentes se manifestaram contrários ao PL. Veja como foi.
O Projeto passará por outras comissões e ainda existe possibilidade de ir a votação no plenário, mas a rejeição por essa comissão é sem dúvida uma grande vitória.

Sessão na Câmara Municipal de SP, com a presença dos ciclistas / © Roberson Miguel