Os piores trânsitos do mundo
Um estudo com dados retirados de aparelhos GPS revela a situação do trânsito em 169 cidades do mundo. Os números mostram a porcentagem de congestionamento em vias rápidas e alternativas.
Rio e São Paulo são as mais congestionadas das Américas
Um estudo com dados retirados de aparelhos GPS revela a situação do trânsito em 169 cidades do mundo. Os números mostram a porcentagem de congestionamento em vias rápidas e alternativas, no horário de pico e também em horários com mais fluidez.
Outro ponto interessante é a quantidade de minutos desperdiçada por cada hora dirigida. Mais assustador ainda são as horas jogadas no lixo todos os anos para cada viagem diária de carro com 30 minutos de duração.
Participaram da pesquisa cidades de toda Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Brasil. Pois bem, Rio de Janeiro e São Paulo encabeçam a lista dos piores trânsitos nas Américas. Seguidos de Vancouver no Canadá, Los Angeles e São Francisco nos Estados Unidos.

O trânsito nas Américas / © Reprodução/TomTom International BV

Cariocas perdem 1h06min a cada hora dirigida / © Reprodução/TomTom International BV

Em um contexto global os cariocas aparecem no 3º lugar, atrás de Moscou na Rússia e Istambul na Turquia. Os paulistanos ficam em 7º. Apenas em São Paulo 1,1 bilhão de viagens foram computadas. No Rio 200 milhões de deslocamentos serviram de base. Os dados são do segundo trimestre de 2013. Veja aqui todos números.

O trânsito na Europa / © Reprodução/TomTom International BV

O trânsito em Moscou / © Reprodução/TomTom International BV

O trânsito em Istambul / © Reprodução/TomTom International BV
Esta pesquisa tem a missão de coletar dados para tornar as viagens realizadas em carros mais rápidas, já que o GPS fornece em tempo real a melhor alternativa ao motorista. Locais que não tem a cobertura da empresa ficaram de fora do ranking, caso contrário cidades do Sul Asiático e da África Central também apareceriam com destaque.
Em momento nenhum é citado pela empresa medidas para melhorar os congestionamentos nas cidades, como a mobilidade em bicicleta e a melhoria do transporte público, por exemplo.

Trânsito com congestionamento em São Paulo / © Bike é Legal