Veículos dos sonhos das crianças
Uma das maiores revoluções do século XX foi a massificação do automóvel. Felizmente o novo milênio ainda que apenas uma data, traz aos poucos mudanças necessárias na cultura e na vida humanas.
A tortuosa caminhada humana é sempre feita de descobertas e mudanças. Certamente uma das maiores revoluções do século XX foi a massificação do automóvel. Felizmente o novo milênio ainda que apenas uma data, traz aos poucos mudanças necessárias na cultura e na vida humanas.
Muitos ainda custam a acreditar que estamos em outros tempos, em que é preciso garantir a construção de cidades para pessoas. Naturalmente os que mais investem em manter a lógica do automóvel são as próprias montadoras.
Cabe olhar para as pistas do caminho inexorável para mudanças. Primeiro um artigo de 2012 no New York Times (traduzido pela Folha de S. Paulo) fala sobre a tática de uma montadora norte-americana que buscou se aproximar da “geração MTV” em busca de um “rejuvenescimento da marca”.
Bastante óbvio que a carruagem motorizada do século XX já não encante os jovens. Os motivos são vários, mas o principal deles certamente é que a mágica da liberdade que o automóvel busca promover já foi desmascarada há tempos.
A insistência em promover tão antiquado veículo como sonho é portanto acima de tudo bizarra. Tanto que uma marca japonesa organizou um concurso artístico mundial voltado para crianças. Dentre as clásulas do regulamento, a necessidade de autorização dos pais para que seus filhos enviem seus desenhos em troca de aparelhos eletrônicos e outras traquitanas.
Certamente apelativo buscar promover a marca ao tornar as crianças promotores das marcas. Clara violação da legislação acerca da publicidade dirigida ao público infantil, que classifica a comunicação comercial dirigida à crianças como abusiva.
Golpe baixo dos antigos gigantes industriais do automóvel que assistem seu valor de mercado ser ultrapassado por empresas de tecnologia, nascidas no final do século XX.
Com a devida atenção é possível entender um pouco sobre os caminhos do futuro, ainda que sejamos incapazes de prever com o que sonharam as crianças de hoje quando forem as comandantes do mundo que deixarmos para elas.
Silvia Ballan
Desenho da Nina, que tem 6 anos de idade.
Referências: As Young Lose Interest in Cars, G.M. Turns to MTV for Help
GM busca visão mais jovem para geração MTV
“TOYOTA DREAM CAR ART CONTEST”