Ciclovia Rio Pinheiros será interditada dia 11 de novembro, com alternativa para ciclistas
As obras da Linha 17-Ouro do Metrô sobre a Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, iniciam nesta segunda-feira, 11 de novembro.
As obras da Linha 17-Ouro do Metrô sobre a Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, iniciam nesta segunda-feira, 11 de novembro. O Monotrilho será construído sobre a pista para bicicletas, com obras no trecho entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. A interdição deve durar 24 meses.

Ciclistas vão usar ciclovia alternativa na outra margem do rio / © Reynaldo Berto
Como alternativa aos ciclistas, o Metrô fará um desvio da atual ciclovia na ponte João Dias, utilizando uma pista na área da EMAE na outra margem do rio. Essa ciclovia alternativa terá 5m de largura e se estenderá por cerca de 8 km até a ponte Cidade Jardim, onde poderá ser feita a travessia novamente. O trecho será compartilhado com a passagem de carros de serviço, da mesma forma que a pista atual.
A construção dessa solução deve demorar três meses. Nesse meio tempo, serão disponibilizadas quatro vans, equipadas com gôndolas com paraciclos, para fazer a travessia do trecho em obras, atendendo assim às normas de segurança da obra.
A alternativa foi apresentada a um grupo de cicloativistas e ao Ministério Público Estadual na última semana, e atende tanto à circulação de ciclistas quanto à necessidade de continuidade da obra. Entre os cicloativistas que participaram das reuniões e colaboraram para buscar soluções, estiveram representantes das entidades e sites Os Bicicreteiros, Instituto CicloBR, Associação Ciclocidade, Bike é Legal e Vá de Bike, além do vereador José Police Neto (PSD).