Dicas para uma pedalada segura nas ruas
Alguns cuidados na condução da bicicleta tornam seu deslocamento bem mais seguro.
Alguns cuidados na condução da bicicleta tornam seu deslocamento bem mais seguro. Veja os principais deles:
Iluminação: Use luzes piscantes, branca na frente e vermelha atrás, para chamar atenção dos motoristas de longe e indicar se você está indo ou vindo.
Capacete: A forma como você conduz a bicicleta tem um potencial de protegê-lo muito maior que o simples uso desse assessório. Seu uso não é obrigatório mas é recomendável, especialmente para quem está começando, pois são maiores as chances de cair.
Luvas: Evitam irritações nas palmas das mãos e as protegem em caso de queda, além de aquecer no frio.
Mão correta: Ao contrário do que possa parecer, pedalar na contramão é mais perigoso, pois você surpreende os motoristas e diminui seu tempo de reação, aumentando a chance de atropelamento.
Zona de abertura de portas: Pedale longe dos carros parados, pois muita gente abre a porta sem perceber o ciclista. Fique sempre a uma distância de uma porta aberta.
Ocupe a faixa: Não se posicione muito no canto, senão os carros passarão todos extremamente perto. Pedale mais ou menos na linha de 1/3 da pista, assim você terá espaço para fugir de buracos e de motoristas mal educados, além de forçar quem está no carro a mudar de faixa, posicionando-se a uma distância que não lhe coloque em risco.
Sinalize sempre: Indique com as mãos quando for virar ou parar. Dê passagem, peça passagem, sinalize, agradeça. Seja educado, sorria, faça amigos nas ruas.
Planeje sua rota: Sempre que possível, evite vias com trânsito agressivo. O melhor caminho para a bicicleta raramente é o caminho que você faria de carro ou de transporte público.
Calçada é para pedestres: Se precisar usar a calçada, tenha em mente que está invadindo um espaço que não é seu. Crianças são imprevisíveis, idosos se assustam, pessoas distraídas podem entrar na sua frente. Preferencialmente desmonte e empurre.
Não fure o sinal pedalando: Um pedestre pode atravessar correndo, um carro pode aparecer de repente. E os motoristas que ficaram esperando se irritarão com você por furar o sinal. Se estiver impaciente ou com muita pressa, desmonte e atravesse como pedestre, enquanto o sinal destinado a eles ainda estiver no verde.
Cuidado nas saídas à direita: Em pontos onde muitos carros viram à direita, tome cuidado adicional. Um carro que esteja na segunda pista pode virar de repente, cortando sua frente. Sinalize que seguirá em frente e verifique se não há alguém acelerando para lhe ultrapassar e virar na rua.
Antecipe o que os motoristas farão: Fique atento à movimentação dos carros ao seu redor. Repare sempre em quem vem atrás, seja com espiadelas regulares ou com o uso de um retrovisor.
Permita que os motoristas antecipem suas ações: Não fique fazendo zigue-zague, não mude de faixa sem olhar e sinalize sempre. Veja, seja visto e comunique-se no trânsito.
Veja o que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas