Brasileiros dominam o pódio na última etapa, mas Colômbia leva título do Tour do Rio 2013
A última etapa do Tour do Rio 2013 teve domínio brasileiro, mas o título da competição ficou mesmo com os colombianos da equipe EPM-UNE.
A última etapa do Tour do Rio 2013 teve domínio brasileiro, mas o título da competição ficou mesmo com os colombianos da equipe EPM-UNE.

Gregolry Panizo (Funvic-São José dos Campos) foi o primeiro a completar o trajeto de 180,7km entre Rios das Ostras e Quinta da Boa Vista, na capital, em 3h42min53s. Ao lado dele, no pódio, estavam Cristian da Rosa e Murilo Ferraz, ambos da equipe Dataro, de Cascavel-PR. No entanto, na classificação geral, Óscar Sevilla e sua equipe, EPM-UNE (Colômbia) ficaram com o título.
Desde o ínicio da prova, os três brasileiros conseguiram uma fuga de larga vantagem. A distância deles para o pelotão foi de mais de cinco minutos até a segunda metade da etapa. Os ciclistas desceram juntos a ponte Rio-Niterói e a decisão ficou para o sprint final, quando Gregolry Panizo tomou a frente para levar a quinta e última etapa do Tour do Rio 2013.
Apesar do sucesso tupiniquim no último dia de prova, a classificação geral colocou maioria estrangeira no topo. A primeira colocada entre as equipes, EPM-UNE, da Colômbia, fez também o campeão, o terceiro e o quarto colocados no individual.
Aos 36 anos, o experiente Óscar Sevilla completou os mais de 800km de pedaladas em 18h57min07s e foi o dono da camisa amarela. Na segunda posição veio o espanhol Gustavo Veloso, ciclista da portuguesa OFM/Quintas da Lixa, vice-campeã entre as equipes.
Mesmo com o domínio de outros países, os brasileiros enxergam com bons olhos a participação de equipes de alto nível em provas disputadas no Brasil.
“Melhor que seja assim, porque isso eleva o nível do esporte aqui também. Levamos porrada um ano, apanhamos menos no próximo e daqui a pouco estamos batendo também”, explica Kid, treinador da Funvic/São José dos Campos, terceira colocada e melhor equipe brasileira do Tour.
Na classificação geral, o melhor brasileiro no individual foi Kleber Ramos, campeão do Tour do Rio 2012, que ficou com a quinta posição.
Ao todo, a edição 2013 do Tour do Rio distribuiu R$250mil em premiações.