Experiências de um videorrepórter
De fato pedalar te coloca em contato com o verdadeiro ritmo de qualquer lugar do planeta. Neste espaço pretendo dividir muitas destas experiências. As viagens, roubadas e perrengues.
Minha relação com a bicicleta vem desde o tempo que meu avô montava rampas de madeira nas ruas da Vila Mariana em São Paulo. Nesta época o bairro ainda era livre do tráfego intenso de veículos motorizados e eu costumava entrevistar moradores da região com um gravador de fitas cassete. Nascia o interesse por duas de minhas paixões: A bicicleta e o jornalismo. Alguns anos depois já pedalava para o curso de inglês que fazia e também ia de bicicleta para casa da minha namorada. Em 2004 comecei a trabalhar com a Renata Falzoni e somente neste ano “descobri” que usava a bike como um veículo de transporte.
Há 10 anos sou editor e videorrepórter do semanal “Aventuras com Renata Falzoni” exibido nos canais ESPN. Me especializei na cobertura de esportes de ação, aventura e também em expedições para lugares remotos e de difícil acesso. Já são 14 países percorridos com incursões nas mais selvagens tribos da África e da América Latina. Sempre na gravação de reportagens especiais. Também faço parte da equipe de bikerrepórteres que pedalam na hora do rush e trazem informações ao vivo do trânsito.
Tive a oportunidade de trabalhar na Copa do Mundo da África do Sul e nos Jogos de Londres. Falzoni e eu utilizamos apenas nossas bicicletas para produção das reportagens nos dois eventos. De fato pedalar te coloca em contato com o verdadeiro ritmo de qualquer lugar do planeta. Pode parecer exagero mas me parece uma abordagem mais sincera. Sem falar que exercita corpo, mente e proporciona prazer.
Neste espaço pretendo dividir muitas destas experiências. As viagens, roubadas e perrengues. E entre a edição de um Aventuras e outro, compartilhar toda e qualquer forma de comunicação, com foco em mobilidade, sustentabilidade e cidadania.
Neste primeiro contato deixo um “top hit” entre os ciclistas. “Thoughts On My Bike”, dirigido pela canadense Andrea Dofman para o Bicycle Festival Film de 2009, realizado em nova Iorque, descreve bem a sensação de flutuar nas ruas de bicicleta. Neste link você confere mais vídeos dirigidos por ela.