Bicicletas descem a Serra do Mar
A bicicleta é a melhor máquina inventada pelo Homem e ela resolve com competência, três importantes equações de nossas vidas: o transporte, a saúde e o lazer.
A bicicleta é a melhor máquina inventada pelo Homem e ela resolve com competência, três importantes equações de nossas vidas:
O transporte, a saúde e o lazer.
Assim as vocações da bicicleta foram se aperfeiçoando ao longo desses últimos 200 anos e hoje existem as bicicletas de competição nas suas modalidades específicas, as de transporte e as de passeio.
O cicloturismo é a melhor forma de se usufruir a bicicleta na sua totalidade, em perfeita harmonia, ou seja uma combinação do transporte com o esporte e o lazer.
Dessa forma viajar de bicicleta é sem dúvida a perfeita combinação dos prazeres.
Um dos roteiros mais cobiçados é aquele que nos leva ao mar e o ciclista paulistano tem esse caminho ao mar negado há vários anos e isso é ilegal pela constituição brasileira.
Não se pode pedalar pela Rodovia Anchieta, nem pela Imigrantes e a Serra Velha do Mar, o Caminho do Mar também foi fechado aos ciclistas.
Daí surgiu em 2009 a Rota Márcia Prado que é o fruto de uma negociação do Instituto CicloBr com as devidas autoridades, com total apoio da CPTM, do Parque Estadual da Serra do Mar e nenhum apoio da Ecovias. A Rota Marcia Prado desce a Serra pela Estrada de Manutenção da Imigrantes que é na real da alçada do Parque Estadual da Serra do Mar.
Outra rota ao mar seria o Caminho do Mar, a estrada Velha do Mar e a Calçada do Lorena.
Essas são estradas históricas, verdadeiros monumentos que hoje estão abertos a visitação monitorada pelo Pólo Ecoturístico da EMAE. Uma meia abertura mas é melhor que nada.
Tive a oportunidade de descer o Caminho do Mar de bicicleta na companhia dos guias da www.cicloaventureiros.com.br e esse é o assunto do Aventuras com Renata Falzoni que vai ao ar nessa quarta feira, dia 10 de novembro, as 14 horas.
Espero que esse programa seja um incentivo a todos a começarem, ou a recomeçarem ou a continuarem a viajar muito de bicicleta.
Pois quem vai de bike é feliz e sabe.