Aventuras de MTB Extremo na Chapada Diamantina
Nessa quarta feira dia 7 de outubro às 14 horas, estréia na ESPN a segunda de tres partes do programa "Quatro Aventuras em uma Chapada".
Nessa quarta feira dia 7 de outubro às 14 horas, estréia na ESPN a segunda de tres partes do programa “Quatro Aventuras em uma Chapada”.
A base do programa é uma viagem de mountain bike extrema, produzida pelo fotógrafo Alexandre Cappi e guiada pelo Orestes, o Terra da “Terra Chapada”, viagem esta que dá a volta horária no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia. De longe o pedal mais lindo que eu fiz no Brasil. Rivaliza com a Serra da Mantiqueira, mas no quesito paisagem, ganha.
O nome desse especial sobre a Chapada Diamantina é uma paródia ao documentário feito nas Chapadas do Veadeiros, da Diamantina e dos Guimarães, com direção de Mauricio Dias na época da Griffo, hoje sócio da Mixer, intitulado “Tres Chapadas e Um Balão”.
Foi quando o falecido Jonathan Thornton, mais os jovens pilotos Sacha e Sandro Haim, realizaram uma série de vôos de balão, sobre essas 3 chapadas.
Tarefa difícil, pois os balões na verdade não voam, ela boiam no ar e vão ao sabor dos ventos. São portanto totalmente suscetível às diferenças de pressões e principalmente às turbulências.
O pouso, acontece onde pode. A dirigibilidade da aeronave é próxima de zero. O piloto consegue subir e descer o balão, desde que com combustível e tudo mais em ordem, mas a velocidade de toque no solo é determinada pela velocidade do vento.
O local do pouso também é escolhido a dedo na trajetória reta de vôo, assim é surpreendente as manobras que pilotos como Sacha e o Sandro fazem para abortar o vôo, descer ao solo rapidamente, frear o conjunto todo, na base de atrito no solo e tudo isso resguardando ao máximo os equipamentos e a prória pele. Os pilotos de balão chamam de pouso o que eu chamaria de acidente ou queda controlada.
Mauricio Dias voava com o piloto Sacha Haim, em um cesto adaptado para funcionar como base de sua camera 8 mm. Na hora do pouso, a camera ia para uma caixa protetora fixada ao cesto, projetada e construida por Jonathan Thornton. Voavam nessa balão o Sacha, o Mauricio, mais um assistente de camera.
Acompanhei e filmei as manobras dos vôos sobre a Chapada Diamantina. Ver o Jonahan Thornton navegar, medir a direção dos ventos, escolher o local de lançamento dos balões e resgatá-los em locais de pouso totalmente impossíves de serem descobertos, foi um privilégio que guardo em minha memória.
Aliás esse é um conselho (babaquice falar em conselhos mas aqui vai) que eu dou aos jovens que eventualmente me lêem… prestem atenção a pequenos detalhes de acontecimentos que te emocionam, pois quando elas forem apenas memórias, tais detalhes preencherão imensas lacunas naturais da vida.
Na equipe deste documentário estavam Nelson Baretta no resgate e o fotógrafo Zé de Boni apontando locações maravilhosas.
Com Zé de Boni e o também fotógrafo paulista, morador de Lençóis na Chapada Diamantina, Calil Neto, fizemos em 1997, um primeiro pedal pelo Alto dos Gerais do Vieira, uma travessia que também figura nesse programa que vai ao ar nessa quarta feira.
Assim nasceu esse nome, “Quatro Aventuras em uma Chapada”, onde o assinante pode conferir os bastidores dos vôos de Mauricio Dias na Chapada Diamantina, as travessias de bike no Parque em 1997 e em 2008.
Vale a pena ver e vale ainda mais a pena ir conferir lá na, Chapada Diamantina. o que é pedalar ou caminhar no coração do Brasil. É bom demais. Navegue nesse site e vá prá lá.
Siga-me no twitter @rfalzoni e confira todas as quartas feiras os horários do “Aventuras com Renata Falzoni”.
Não perca!
Renata Falzoni