Cicloativistas a beira de um ataque de nervos
Tenho para mim, que o setor da sociedade civil mais mobilizado hoje em dia, no Brasil e no Mundo a respeito de cidadania e sustentabilidade são os cicloativistas.
Tenho para mim, que o setor da sociedade civil mais mobilizado hoje em dia, no Brasil e no Mundo a respeito de cidadania e sustentabilidade são os cicloativistas.
Veja-se quanto a isso as manifestações civis contra as obras de novas pistas para veículos particulares motorizados na Marginal do Tietê, com promessas enganosas de compensação ambiental e melhoria do trânsito de carros, todas elas têm cicloativistas por trás, mas não é esse o mote deste post.
Vamos falar de algo correlato, sobre a falácia de políticos brasileiros, vamos falar das promessas vazias de ciclovias para a cidade de São Paulo.
André Pasqualini lançou em seu site www.ciclobr.com.br um levantamento adicionado de um mapa das ciclovias de papel de São Paulo e os números são escandalosos:
São Paulo tem 367 ciclovias no papel sendo que destas, 275 deveriam estar prontas em 2006 e o resto em 2012 tudo isso previsto em Planos Estratégicos das Sub Prefeituras.
O mapa ampliado é um trabalho feito por Henrique Boney e não vou particularizar muito pois enche o saco.
CLIQUE AQUI PARA VER O MAPA CICLOVIAS DE PAPEL DE SAO PAULO NO GOOGLE
A seguir parte do texto de André Pasqualini:
Quantos quilômetros desse plano foram executados até agora? 0 (ZERO)
Notem que nem a ciclovia da Radial, que ainda não está finalizada, consta nesse plano.
Nem estamos contando com a Ciclovia do Projeto Pomar, (nas margens do Rio Pinheiros) cerca de 44 kms, aquela que segundo o Governador Serra, finalmente conseguiram convencer os técnicos (*), nem a do Capão Redondo que indiquei anos atrás, nem a da Robert Kennedy que já deve estar quase finalizada, nem a compensação da reforma da Av. dos Bandeirantes. 


Ou seja, temos quilômetros de ciclovias nos PREs, outras centenas de quilômetros planejados isoladamente, NÃO TEMOS um Plano Cicloviário geral que integre esses projetos, mas temos inúmeras obras para carros sendo tocadas a toque de caixa.
É Nova Marginal, é Túnel pra ligar o Morumbi com o Guarujá, ponte para melhorar a vida dos moradores do Morumbi, obras bilionárias que dariam para construir umas 5 ciclovias ligando a Terra a Lua.


Depois tem gente que fala que tenho ódio de carro. Não tenho ódio, simplesmente não gosto de carros como não gosto de abobrinha refogada. Mas infelizmente acabo descarregando nesse objeto toda raiva e indignação em ver nossos governantes tratando com tanta atenção esse modal, enquanto desprezam notoriamente a bicicleta.


Cansei dessas promessas vazias, se nosso governo se empenhasse para em dar condições aos ciclistas, com o mesmo empenho que tem pra canalizar o Rio Tietê ou para cavar túneis para carros passarem, a situação seria outra. A questão nem é mais dinheiro, agora o problema são os técnicos.


Caramba, se conseguiram convencer os técnicos de que a Nova Marginal não irá causar enchentes e que as árvores centenárias estavam mortas, cadê a dificuldade em convencer um técnico de que é muito mais seguro um ciclista pedalar numa ciclovia, do que na marginal?


Só desculpas, só promessas, só dificuldades…

Só mentiras.


André Pasqualini
(*) Quanto à citação do governador em seu twitter que “finalmente” conseguiram convencer os técnicos, ele não se refere aos técnicos da CET e sim da Emae, esses sim que estão enrolando ao máximo para que essa ciclovia não aconteça. E quando falam de cerca, não é separando os ciclistas dos trens, mas sim de uma pista exclusiva para os seus veículos, algo que eles não querem perder em hipótese alguma, já que é uma via muito boa para ser usada pelos funcionários para fugir do trânsito.



Quando o governador fala em convencer os técnicos, entenda que os técnicos disseram “Vamos pensar”, ou seja, vamos enrolar mais uns 6 meses, até ele sair para presidente e parar de encher nosso saco com essa história de ciclovia. Não é uma simples alegação, internamente esta ocorrendo isso mesmo, aguarde e confira.

Não gostaria de desanimar vocês, mas com base em tudo que foi apontado acima, perdi as esperanças de que esses que estão no governo farão algo por nós. Gostaria muito de queimar minha língua, mas tenho quase certeza que voltarei daqui a um ano nessa página e verei que tudo está da mesma maneira.
Todas as informações usadas nessa matéria estão nessa página no site da Sempla
Clique aqui para ver a íntegra desse texto no site www.ciclobr.com.br