BMX Big Air é O SHOW!
Com apenas 23 anos de idade, o mais jovem competidor do BMX Big Air, Anthony Napolitan acertou pela primeira vez um front flip duplo de frente.
Com apenas 23 anos de idade, o mais jovem competidor do BMX Big Air, Anthony Napolitan acertou pela primeira vez um front flip duplo de frente. Traduzindo, o piloto desceu a mega rampa, varou o espaço entre a decolagem e a aterrissagem, um vão de 23 metros, girando duas vezes de frente em sua bicicleta.
Uma manobra inversa ao movimento natural de um corpo lançado por uma rampa, que é de virar de costas, adicionada à dificuldade de estar totalmente às cegas no movimento.
Anthony é um jovem órfão do Dirt Jump, modalidade excluida dos Jogos Radicais. Estreou na mega rampa em 2007 e de cara abocanhou uma medalha de bronze. Esse ano com essa manobra inédita, impossível de se imaginar, ele marcou míseros 87,66 pontos.
O motivo é simples. Pontua a combinação de manobras na vala e no vertical a seguir, no quarter, onde uma torre mede a altura que os atletas arriscam seus movimentos insanos. Anthony não se arriscou. ele não é um piloto de vertical é sim um cara dos pulos de terra.
Chris Tedesco/ ESPN ACTION SPORTS
Double frontflip de Anthony Napolitan
Outro espetáculo foi o de Dave Mirra com o Flip 360 sem as mãos, totalmente torcido, de uma plasticidade que somente nas megas rampas pode-se conseguir. Mirra acertou a manobra na vala mas não conseguiu finalizar outro truque na vertical e ficou nessa insistência. De 4 tentativas, acertou uma vez o Air Trafic Control, nome dessa manobra, e não completou alguma manobra no vertical. Nas outras tres tentativas, nem o Air Traffic Controll ele aterrisou. Tivesse finalizado o Flip 360 sem as mãos e qualquer outra manobra na vertical, certamente o ouro seria dele.
Venceu o veterano Kevin Robinson, de 37 anos, sendo que o mérito de Kevin foi o de repetir manobras mais básicas, já conhecidas de seu repertório, com mais amplitude e plasticidade belíssimas.
Tenho muito respeito a Kevin Robinson, faz tres semana ele estava hospitalizado, é um robô, um super profissional, mas a sua apresentação foi protocolar, arrisco até dizer “boring’, enfadonha.
A real é que nas páginas da história do BMX, a final do Big Air de 2009 ficará conhecida pelo double Front Flip de Napolitan que amargou um quarto lugar e o Air Trafic Controll de Mirra que lhe valeu um bronze, a sua vigésima quarta medalha até então em X Games.