Pergunte aos Universitários
Já fiz parte de várias bancas de TCC. No entanto, estou bastante surpresa com a qualidade do trabalho de conclusão de curso da da dupla Ana Carolina Lima Dias e Bruno Vital e Silva.
Nos finais de ano é comum eu ser convocada para fazer parte de banca de trabalhos universitários de conclusão de curso na área de jornalismo e rádio e TV.
Desta forma já vi de tudo, coisas boas e outras nem tanto, mas todos os trabalhos de promissores profissionais no mercado, já que eles chegam até mim com uma referência na cobertura de esportes radicias no formato videorreportagem.
No entanto, estou bastante surpresa com a qualidade do trabalho de conclusão de curso da dupla Ana Carolina Lima Dias e Bruno Vital e Silva. O tema é “Mobilidade da classe trabalhadora por meio da bicicleta na região metropolitana de São Paulo”, alunos da UNIFIEO – Centro Universitário Fieo, sob a orientação de Jorge Grinspum.
O tema está super bem abordado, com números copilados, pesquisas, coisas de arrepiar os cabelos como por exemplo:
Um trabalhador que ganha até um salário mínimo está condenado a gastar 82,5 % de seu salário em transporte (porque não tem acesso a bicicleta), enquanto que aqueles que ganahm até 20 salários mínimos gastam apenas 6,3% de seu dinheiro com transporte. (20 salários mínimos X 415,00 = R$ 8.300,00)
Com isso os estudantes delineam com uma clareza sem igual os motivos pelos quais a bicicleta é a solução e ao mesmo tempo porque existe tanto preconceito quanto a ela.
O vídeo desse trabalho está imperdível, tanto que farei com que ele seja exibido na ESPN assim que possível.
Chama-se “Bicicleteiros, trabalhadores ciclistas”, é uma síntese muito bem copilada de entrevistas com figuras chaves nesssa questão: Soninha Francine (Vereadora), Gunther Bantel (autor de um plano cicloviário de SP engavetado desde 1990) , Eduardo Jorge (secretário do Verde e Meio Ambiente), Laura Ceneviva (coordenadora do grupo Pró Ciclista), Erik Ferreira, Elvio Leonetti (pedreiro ciclista de Itaquera), Josival Martins (contador e ciclista), Patrícia Carvalho (diarista), Benedito Santos (pintor) entre outros.
Pois esse trabalho mostra como a luz no fim do túnel está lá, é a bicicleta e é inevitável pois querendo ou não viveremos a invasão das bicicletas… escute a música de Plá, ela figura no final do documentário do World Naked Bike Ride.
Veja:
WNBR parte 1
WNBR parte 2